Demora no download da NF-e

Vamos explicar neste post, como funciona o processo de download de uma NF-e, e os motivos que levam a demora neste processo com notas de algumas UF’s.

 

Processo Normal

 

1 – A autorização de notas é feita dentro da UF, ou seja , para autorizar um documento é necessário enviá-lo a sua SEFAZ Estadual.

Emissão SEFAZ Estadual

2 – Após a autorização da NF-e, a SEFAZ Estadual faz a sincronização com o Ambiente Nacional. Portal que possui todas as notas autorizadas em todas as regiões.

Cabe a cada UF, sincronizar estas notas com o Ambiente Nacional.


 

3 – O ambiente que disponibiliza o XML das notas para download, é o Ambiente Nacional. Ou seja, quando solicitamos os XML’s para download. Essa requisição é feita no Ambiente Nacional.

 

Contingência

 

É previsto pela Legislação a Contingência dos sistemas Autorizadores (SEFAZ), podendo elas, habilitar o SVC devido a problemas técnicos, impedidas de recepcionar as NF-es.
Neste caso o Emissor deve encaminhar as notas, não mais para a sua SEFAZ, mas para o Sistema Virtual de Contingência.

 


Enquanto a SEFAZ Estadual estiver em Contingência, a sincronização não é realizada. Ela será feita somente após o restabelecimento da SEFAZ , quando esta, estiver ciente das notas autorizadas no SVC.

Devido a falha no processo normal de autorização, a sincronização é comprometida. Neste momento, o ambiente Nacional não possui as notas que estão sendo autorizadas no SVC. Consequentemente ao solicitar os documentos, o Ambiente Nacional não irá retornar as notas.

 

Podemos observar a imagem abaixo dos detalhes de uma nota de exemplo (Nota Real autorizada em ambiente de Produção) em que uma nota foi autorizada no dia 17/01/2018, mas foi sincronizada com o Ambiente Nacional, somente no dia 18/01/2018 as 11:21.

Desta forma, o ValidaDF-e só conseguiu importar a nota no dia seguinte da autorização. Observe a data do evento de Ciência da Operação, que foi realizado pelo ValidaDF-e no processo de Download.

 

Conclusão:

 

No exemplo acima, a nota foi disponibilizada para download somente no dia seguinte, mas há situações em que uma UF, fica dias em Contingência, podendo levar até 1 semana ou mais para sincronizar as notas com o Ambiente Nacional.

OBS: Na nossa experiência, já observamos situações em que a nota constava com a data de inclusão no AN, mas não era retornada pelo WebService de Download e Documentos. Esta situação é rara, mas já ocorreu. O XML foi liberado um tempo depois.

,

Comments are currently closed.